Pixas Lá Dentro

quinta-feira, 19 de junho de 2008

?????????????????????

Caríssimos:

Num destes dias e numa daquelas minhas buscas intermináveis de querer saber o porquê das coisas, procurei a origem do dia de Portugal (10 de Junho) e do Santo António de Lisboa (13 de Junho).
Tanto numa como noutra a resposta foi bem pior que esperava.

Fernando Martim de Bulhões e Taveira Azevedo, filho de Martim de Bulhões e Maria Teresa Taveira Azevedo. nasceu e cresceu em Lisboa, partindo para Coimbra ainda jovem (15 anos), foi lá que mudou o seu nome para António e ingressou na ordem dos Franciscanos.
Era conhecido pela sua vasta cultura e devoção aos pobres.
Viveu e faleceu na cidade de Pádua em Itália, cuja cidade é o Santo padroeiro.
Ora, aqui está o gene da questão, se praticamente não viveu em Lisboa porque raio se comemora o dia de Santo António e é feriado na Capital!?
O santo padroeiro de Lisboa até é S.Vicente!!!
“E esta hein!?!?”

Falando agora do 10 de Junho, dia de Portugal, das Comunidades e de Camões e, eis que descobri um novo significado o Dia da Raça!
Este significado foi adaptado pelo regime Salazarista com o intuito de se servir de toda a história de Portugal para exaltação do Estado Novo, a máquina da propaganda a funcionar!
O momento auge do Dia da Raça foi provavelmente a 10-06-1944 na inauguração do Estádio Nacional, agora conhecido como Estádio do Jamor.
Agora a minha questão é, porque é que a AR não se manifestou sobre este assunto, principalmente a ala esquerda, pois, se bem me lembro este ano o P.S.L. (líder parlamentar do maior partido da oposição) falou sobre o centenário do regicídio e foi “atacado” pelos “nossos” “esquerdistas” sob o argumento de sermos uma Republica.
Então e o 10 de Junho é o que???
Em jeito de remate final, reza a historia que o 10 de Junho foi escolhido como feriado pelos republicanos para tentar esmorecer as comemorações do 13 de Junho, pois era uma festa de carácter religioso!
Que Republica esta!!!

Beijos e abraços
Aqui D’EL Rei nas Terras do Visconde

5 comentários:

Aeroplane disse...

Então um EL Rei das Terras do Visconde a contestar o dia da Raça.. Eu cá também tenho uma raça sou do Planeta Terra e não vejo porque não celebrar! Já o P.S.L. não conheço.. e a AR (Assembleia da República) a não ser que estejas a falar do ar que respiras não se pode manifestar, isso cabe aos partidos com assento parlamentar. Se queres um conselho, não levantes problemas mas dá soluções!

Um abraço,

Tiago João

Pixas Fresco disse...

Então o Sr, conhece a AR e não conhece o PSL!? Provavelmete anda fora de orbita!
Epá desculpe lá os problemas... A partir de hoje vou ter isso em consideração e portar-me como um cordeirinho!

Pixas Fresco disse...

Oh Sr Tiago veja o post publicado no dia 22-05-2008.

Aeroplane disse...

Estas a vontade.. Mas os cordeiros nao sao tao bem tratados como os humanos! Especialmente pelos judeus.. Apesar de nao teres percebido, a critica era construtiva!

Um Abraco do Sr(!?)

Pixas Fresco disse...

Todo o tipo de critica faz parte do quotidiano, há q encara-la como normal e foi isso que fiz e que sempre farei. Apenas respondi ao comentário. Esqueci-me apenas de dizer que quando se fala em AR fala-se igualmente dos seus representantes, tenham ou não ligação partidária.